Últimas notícias e eventos gay - UOL Gay Últimas Notícias
 

07/09/2011 - 15h21

Feira gay homenageia Obama por defender direitos dos homossexuais

  • Presidente Barack Obama em comício no Dia do Trabalho nos Estados Unidos, em 5 de setembro, em Detroit, na sede da General Motors

    Presidente Barack Obama em comício no Dia do Trabalho nos Estados Unidos, em 5 de setembro, em Detroit, na sede da General Motors

Málaga (Espanha), 7 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi nomeado "Chefe de Estado 2011" da ExpoGays, a Feira Internacional dos Negócios e Turismo Gay que será realizada em Torremolinos (sul da Espanha) em outubro, por ampliar os direitos dos homossexuais em seu país.

O comitê diretor da ExpoGays encaminhará à Casa Branca sua nomeação por ser o líder americano que ostenta o recorde de ações a favor da igualdade, e o convidará à inauguração do evento.

"Obama é um exemplo de tolerância e progresso para o mundo, e o presidente americano que passará à história por mais medidas favoráveis a ampliar os direitos da comunidade de lésbicas, gays, transexuais e bissexuais de seu país", assinalou o comitê em seus argumentos para a designação de Obama.

A organização da feira destacou em comunicado que o lema "Yes we can" do presidente americano calou no certame "graças ao apoio de Obama a políticas progressistas para a comunidade homossexual".

Entre outras medidas que contribuíram ao prêmio, se cita a iniciativa legislativa de derrogar a DOMA ("Defense of Marriage Act"), a fim de conceder igualdade plena de direitos aos casamentos de casais do mesmo sexo nos EUA, a quem eram negados benefícios em nível nacional como a reunificação familiar ou a concessão de visto e residência.

Enquanto no âmbito militar, há também sua defesa da visibilidade dos homossexuais no Exército americano, mediante a derrogação da lei conhecida como "Don't Ask, Don't Tell" (não pergunte, não diga), que obriga os gays a não revelar sua sexualidade dentro do Exército se não quiserem ser expulsos.

ExpoGays considera que "todas estas atuações são exemplos de políticas ativas que refletem a incansável luta de Obama para conseguir que os homossexuais sejam cidadãos em igualdade de direitos e obrigações, sem distinção de orientação sexual ou identidade de gênero".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host